As meninges correspondem ao envelope que protege o cérebro e a medula espinhal. Quando a meningite é a inflamação, ele é chamado de meningite. Esta condição requer atenção médica imediata. Como reconhecê-la? Como é tratada? O ponto deste artigo.

Os diferentes tipos de meningite

A maioria dos meningite é causada por um vírus pertencente geralmente para a família de enterovírus, tais como o Os diferentes tipos de meningiteechovirus ou o Coxsackie vírus. A meningite Viral geralmente não é grave e vai curar-se espontaneamente em cerca de duas semanas. Meningite bacteriana, por outro lado, exige mais atenção, porque ele é a forma mais grave de inflamação das meninges e pode levar para o prognóstico do paciente. Diferentes tipos de bactérias podem causar este tipo de meningite: Streptococcus pneumoniae (meningite pneumocócica), Haemophilus influenzae tipo B (meningite por Hib), Neisseria meningitidis (meningite meningocócica), Listeria monocytogenes (listeria meningite).

Como reconhecê-la?

O quadro clínico da meningite é relativamente variada. Os principais sintomas são:

  • dores de cabeça graves,
  • Rigidez do pescoço,
  • Náuseas e / ou vómitos,
  • Um anormal, fadiga,
  • Um fotofobia,
  • Dores musculares,
  • Uma febre alta,
  • Uma tez acinzentada,
  • Um estado de sonolência que pode ir tão longe como confusão mental,
  • Convulsões,
  • Ocular paralisia …

Como é feito o diagnóstico?

Como é feito o diagnóstico?Se você ou algum de seus entes queridos tenham uma ou mais acima de sinais clínicos, consulte o seu médico de emergência. O último irá realizar um exame clínico para confirmar o caminho de meningite. A partir de então, ele vai mandar você para um de seus colegas autorizado a realização de uma punção lombar. O líquido cefalorraquidiano coletados serão analisados em laboratório para detectar a possível presença de uma bactéria. Quando uma bactéria é detectado, exames complementares pode ser prescrito, a fim de determinar que o tratamento com antibióticos é provavelmente o mais eficaz na erradicação. Se a meningite de origem bacteriana é descartada, em seguida, o vírus em questão é procurado. No caso do cérebro ou lesões neurológicas,

Quais são os tratamentos ?

A gestão de meningite varia de acordo com a sua natureza. Assim, a meningite viral não requer que a administração de antibióticos. O tratamento apenas sintomático é necessário, uma vez que a patologia naturalmente resorbs em poucos dias. No entanto, as alternativas terapêuticas são diferentes no caso da meningite bacteriana, o que requer hospitalização. Antibiotherapy é implementado imediatamente. Em seguida, ele irá ser reabilitado uma vez que todos os médicos resultados são conhecidos. A escolha do antibiótico depende da natureza do infractor organismo. O tratamento dura cerca de três semanas.

Quais são as possíveis complicações?

Se a meningite viral permanece benigna, a meningite bacteriana é uma verdadeira emergência médica. De início Quais são as possíveis complicações?precoce do tratamento aumenta as chances de recuperação e reduz o risco de complicações graves como hidrocefalia ou um abscesso cerebral. De fato, o tempo joga contra o paciente e aumenta o potencial de danos neurológicos: a perda de audição, fala arrastada, visão turva, perturbado de aprendizagem, distúrbios de atenção … Em alguns casos, a proliferação Bacteriana pode levar à gangrena que necessitam de amputação.

Podemos evitar isso?

A melhor prevenção contra a meningite permanece vacinação . Aqui estão as vacinas para proteger contra certas formas de meningite:

  • Meningococcus C, em 12 meses,
  • O pneumococo antes de 2 anos,
  • Haemophilus influenzae tipo b entre 2 e 4 meses, um reforço de 11 meses,
  • A MMR.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *